Alunos do Passaporte UniversitárioFoto: Divulgação

Maricá - A Secretaria de Saúde de Maricá receberá 25 alunos de Medicina do programa Passaporte Universitário para um estágio obrigatório, que será realizado a partir do mês de agosto nas unidades da Atenção Primária e da Rede de Urgência e Emergência do município. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) — que oferece a graduação em Medicina aos beneficiários do programa.
No dia 14/06, equipes das secretarias responsáveis pela iniciativa e da Unifeso percorreram diversas Unidades de Saúde da Família (USF), o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (em São José do Imbassaí) e o Centro Pediátrico do Hospital Conde Modesto Leal (no Centro), espaços que receberão os estudantes selecionados para o estágio obrigatório durante o segundo semestre deste ano.
A visita foi acompanhada pelo subsecretário da Rede de Atenção à Saúde, Wilson Junior; a subsecretária da Rede de Urgência e Emergência, Juliana Nogueira; Raphael Dias, coordenador de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde; além de outros representantes da parceria.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou o impacto do estágio para a formação dos alunos e a contribuição deles para o cuidado da população.
“É uma iniciativa fundamental ter os estudantes de Medicina do programa Passaporte Universitário contribuindo com a rede de saúde do município. Dessa forma, eles poderão colocar em prática os aprendizados da graduação e observar como funcionam os serviços, o que é fundamental para qualificar o cuidado e o olhar ao próximo”, afirmou Solange.
Para Raphael Dias, coordenador de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde, a parceria fomenta o desenvolvimento profissional e também a fixação de profissionais na cidade.
“O desenvolvimento do estágio obrigatório é um instrumento de qualificação da rede, atendendo os princípios e diretrizes do SUS. Além disso, essa será uma experiência essencial para os bolsistas do programa, que poderão atuar em uma rede de saúde com muitos avanços. Esperamos que, após o estágio, consigamos fixar os novos médicos, fazendo a diferença na cidade”, garantiu o coordenador.
Sobre o Passaporte Universitário
O programa Passaporte Universitário concede bolsas de estudo integrais a mais de seis mil estudantes selecionados, que podem cursar graduação e pós-graduação em instituições de ensino conveniadas. Além disso, o programa incentiva o desenvolvimento socioeducacional da cidade, diminuindo as desigualdades sociais e sendo fundamental para a formação da população.