11 anos de atendimento no UPA de InoãFoto: Evelen Gouvêa

Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um evento para celebrar o 11° aniversário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, nesta terça-feira (19). A unidade, que integra a Rede de Urgência e Emergência da cidade, atendeu mais de 122 mil pessoas em um ano, dado que evidência o crescimento populacional em Maricá e a demanda crescente por atendimentos no local. A UPA recebeu recentemente uma ampliação da sua equipe e permanece a única com emergência odontológica da região metropolitana II.
Durante o evento, foram destacados os resultados obtidos nos últimos anos: atualmente, mais de 10 mil pessoas são atendidas mensalmente no espaço, um acréscimo de 23% em relação ao mesmo período do ano passo, o que reforça a importância do equipamento na assistência aos moradores da cidade. Além disso, a cerimônia proporcionou um encontro entre os colaboradores da unidade com as autoridades de Maricá e gestores da pasta.
O prefeito Fabiano Horta aproveitou a celebração para visitar a unidade e destacou o local como um lugar onde emergência e urgência são tratadas com a excelência do trabalho efetivo das equipes.
“A UPA mantém ao longo desses 11 anos o padrão de excelência no atendimento e no cuidado com a saúde dos munícipes de Maricá, cumprindo o papel que o SUS garante com a universalidade do atendimento. Então eu quero parabenizar, em nome da gestão do município, cada servidor e servidora que ao longo dessa trajetória tem construído o que significa para Maricá o avanço do SUS: a qualidade no atendimento que, óbvio, é dinamizada e é cada vez mais assolada porque quanto mais e quanto melhor você atende, mais a nossa porta de entrada cresce”, destacou.
A Deputada Estadual, Rosângela Zeidan, que também participou da comemoração, aproveitou a oportunidade para falar das dificuldades para conseguir trazer o equipamento de saúde para Maricá e parabenizou os profissionais.
“Eu me lembro há 11 anos atrás, das idas e vindas à Brasília com o ex-prefeito Quaquá, a gente na luta para conseguir trazer uma UPA, não foi fácil. E a gente conseguiu. Mas não adianta só ter a estrutura e ter o nome UPA de Maricá, a maior UPA do país. O que importa são vocês, são os profissionais. Por isso quero dar essa saudação especial para todos aqui da UPA. Parabéns!”, disse a deputada
Equipe ampliada
Recentemente a unidade ganhou mais um médico para o plantão do dia. Agora, no período diurno, são cinco médicos clínicos e três pediatras no atendimento. A ampliação garantiu um aumento da capacidade de atendimento nos horários de maior demanda, diminuindo o tempo de espera da população. Os atendimentos são feitos de acordo com a classificação de risco estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que sempre priorizada os casos mais graves.
A estrutura da UPA é composta por quatro consultórios específicos para os clínicos gerais e outros três para a pediatria, permitindo a realização de consultas simultâneas e menor tempo de espera. A unidade de saúde também é a única da Região Metropolitana II (Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá e Maricá) que conta com atendimento de urgência odontológicas.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, falou da UPA como unidade fundamental na assistência à saúde da população.
“Sabemos a importância desse equipamento para as pessoas de Maricá. A UPA tem uma extrema importância para a nossa rede de saúde, os dados dizem isso. E não só para nós aqui de Maricá, sabemos que estamos numa fronteira com São Gonçalo e Niterói, e como temos um serviço de excelência, aquela recepção está cheia de pessoas que também nos procuram oriundas de outros municípios. Por isso, estamos aqui para celebrar esse exemplo de serviço qualificado”, destacou a secretária.
Atividade para a criançada
A recepção da UPA contou com atividade interativa para as crianças, com a visita de personagens do Mundo Bita, um desenho animado infantil. Houve também a distribuição de pipocas e algodão doce na entrada da unidade, trazendo um pouco mais de acolhimento a quem chegava ao local necessitando de cuidados médicos.
O morador de Itaipuaçu, Marcelo Azevedo, elogiou a iniciativa
“Vim trazer meu filho para atendimento, e essa iniciativa torna o atendimento mais humanizado e a espera menos ociosa. É uma atividade que ajuda a distrair as crianças e deixa elas menos focadas na espera do atendimento. O ambiente fica mais saudável e agradável”, elogiou.
Segundo a diretora Alessandra Andrade, a UPA de Inoã foca no atendimento humanizado e de qualidade.
“O que a gente sempre busca fazer aqui é o chamamos de “UPA humanizada”. Toda essa equipe aqui sai de casa todos os dias para fazer o melhor trabalho possível, levando a essência do que é trabalho em equipe. É saber a importância de cada pessoa aqui, ressaltar que todos nós somos importantes e que isso é uma engrenagem e ninguém trabalha sozinho”, destacou a diretora.