Macrofauna bentônica do Lagoa VivaFoto: Leonardo Fonseca

Maricá - O Programa Lagoa Viva vai participar do último Espraiado de Portas Abertas do ano, neste domingo (10). Quem for até a sede da Unidade de Conservação do Espraiado (Secretaria de Cidade Sustentável) poderá conhecer um pouco sobre o projeto que está revitalizando o sistema lagunar da cidade, garantindo melhoria na qualidade da água e aumento do número de espécies.
"O nosso estande vai mostrar aos visitantes os animais que habitam o fundo da lagoa, chamados de macrofauna bentônica. Vai ser uma atividade muito interessante, onde as pessoas usarão lupas para enxergar os seres vivos", explicou Renan Amorim, coordenador do Laboratório de Macrofauna.
Natureza
Um dos atrativos do evento é a natureza, e nada mais justo que o destaque para um projeto que está restaurando o maior ícone do meio ambiente maricaense. A equipe do Lagoa Viva estará na sede da Unidade de Conservação do Espraiado (Secretaria de Cidade Sustentável), a partir das 9h, à disposição para responder dúvidas de todos os cidadãos sobre o projeto, as espécies e sua importância. Haverá, ainda, a distribuição de cartilhas.
"Vai ser uma ótima oportunidade de mostrar o projeto para a população de Maricá, para promover ciência e a sustentabilidade. De repente até de plantar sementes de futuros profissionais do meio ambiente por meio do contato com crianças, que sempre ficam maravilhadas com a nossa biodiversidade", avaliou Renan.
O evento
O Espraiado de Portas Abertas é o circuito de turismo rural mais tradicional de Maricá. O público tem uma programação com gastronomia, música, passeios e feiras de artesanato. O prato da vez será o pernil à moda da roça, que vem bem a calhar neste clima natalino. Confira a programação completa no site https://espraiadodeportasabertas.com.br.