Aula inauguralFoto: Elsson Campos
Prefeitura de Maricá promove aula inaugural do programa Procon Sênior
Ao todo, 120 alunos da Escola de Idosos Milton Felipe Diniz, do polo de Itaipuaçu, estão inscritos no projeto
Maricá - A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor e em parceria com a Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (26/03) a aula inaugural do programa Procon Sênior para 120 idosos da Escola de Idosos Milton Felipe Diniz. O curso acontecerá todas as quintas-feiras, totalizando oito aulas. O encontro aconteceu no auditório da C.E. Professor Darcy Ribeiro, em Itaipuaçu.
A gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação, Adriana Bina, destacou a importância das aulas. “A Educação une pessoas. Garantir o acesso à informação e à educação continuada para os idosos é um compromisso fundamental. A parceria entre a Educação e o Procon fortalece a cidadania e permite que essas pessoas estejam mais preparadas para lidar com situações do dia a dia”, disse.
O Procon Sênior tem como objetivo garantir que os consumidores maricaenses da terceira idade conheçam seus direitos, estejam atentos a fraudes, golpes bancários e de empréstimos, além de receberem orientações sobre organização financeira. Durante a aula, os participantes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências, reforçando a importância da educação para o consumo consciente e seguro.
A iniciativa foi bem recebida pelos alunos, como Isaias Loureiro, de 72 anos. “A gente vê tanta notícia de idoso sendo enganado e caindo em golpe. Com essas aulas, vou aprender a me proteger melhor e também ajudar meus amigos e minha família”, afirmou.
Já Dulcineia Gomes de Oliveira, de 62 anos, destacou a importância do curso para organizar melhor as finanças. “Aqui somos uma grande família. Eu já fiz dois cursos e esse é o terceiro. Adoro aprender. E saber mais sobre educação financeira vai me ajudar muito no dia a dia”, contou.
Sobre as aulas
Durante as oito aulas do curso, os alunos terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre temas essenciais para o dia a dia do consumidor. Serão abordados os direitos do consumidor e como garantir seu cumprimento, além de cuidados fundamentais na hora de comprar, evitando armadilhas e prejuízos.
A educação financeira também será um dos pilares do curso, ajudando os participantes a gerenciar melhor seus recursos e a consumir de forma mais consciente e sustentável. Além disso, serão apresentados os mecanismos de fiscalização que protegem os consumidores e um jogo interativo para reforçar os aprendizados.
O curso ainda abordará os golpes bancários mais comuns e como se proteger deles, além de cuidados indispensáveis para uma navegação segura na internet. Tudo isso com uma abordagem prática e acessível, preparando os alunos para fazer escolhas mais seguras e inteligentes no consumo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.