Ação do projeto Escolas Seguras atendeu cerca de 580 alunos e funcionáriosDivulgação/ PMM
O objetivo da ação é desenvolver uma cultura de prevenção e percepção de riscos a desastres na comunidade escolar. Para isso, palestras e algumas atividades práticas que simulam situações de emergência, como o exercício simulado de desocupação completa do prédio escolar, são utilizados.
“É fundamental que os alunos saibam como agir com segurança em caso de alguma emergência. Isso faz com que, numa evacuação, eles mantenham a calma e sigam os procedimentos corretos”, avalia Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita.
As atividades foram divididas por turnos e ocorreram de segunda a sexta-feira, sendo trabalhados temas como Noções Básicas de Defesa Civil, Educação Ambiental, Noções Básicas de Primeiros Socorros, Combate a Princípio de Incêndio, Prevenção de Acidentes Domésticos e Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos.
“O turno da manhã realizou a desocupação do prédio em 2 minutos e 17 segundos e o turno da tarde, em 2 minutos e 31 segundos. Os dois tempos foram muito bons, pois o ideal é que se leve até 3 minutos para a evacuação”, comemora Marlon Araújo, diretor de acompanhamentos de projetos da Defesa Civil de Mesquita.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.