Representantes participaram de cerimônia que apresentou as atualizações do sistema integrado para o registro de empresasDivulgação

Pioneira no Brasil, Mesquita é a primeira cidade do Brasil a integrar o sistema Regin 2.0. A nova plataforma possibilitará mais agilidade e desburocratização nos processos de abertura e de alteração dos empreendimentos.
Segundo a organização, os solicitantes conseguirão abrir um negócio em até uma hora. Tanto o pedido, quanto o acompanhamento, poderá ser feito totalmente on-line.

“A viabilidade passará a ser automática. Antes, era necessário que um servidor da Subsecretaria Municipal de Urbanismo deferisse o pedido. Esse procedimento demorava em torno de 48 horas. Agora, esse deferimento é feito em até 12 minutos. Quando o requerente colocar a atividade e o endereço da empresa no portal, o sistema já vai indicar se será possível ou não a solicitação”, explica a coordenadora da Sala do Empreendedor de Mesquita, Andressa Chaves.

Para dar entrada no processo de abertura, os empreendedores devem preencher um formulário no site da JUCERJA sobre viabilidade.

As informações serão avaliadas pelo órgão de registro para verificar a colidência de nomes e adequação de objeto social e CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica), pela prefeitura da cidade para a avaliação de possíveis pendências. Depois disso, será gerado um protocolo para que os mesquitenses acompanhem o andamento da solicitação.

A iniciativa é da JUCERJA, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, junto com a Prefeitura Municipal de Mesquita.