Projeto Convive com um Autista realiza primeiro Espaço Literário do anoLuiz Dumas/ PMM

Mesquita - O Projeto Convive com um Autista promoveu seu primeiro Espaço Literário de 2025, marcando o início das atividades alusivas ao Mês da Consciência do Autismo. O evento reuniu crianças, familiares e profissionais para um dia repleto de atividades culturais, educativas e recreativas.
Com objetivo de promover a inclusão e uma maior compreensão do Transtorno do Espectro Autista, TEA, a ação contou com interação musical por parte da participação do artista Agô Percussão e seus instrumentos.
“O projeto nasceu com o propósito de acolher, incluir e oferecer oportunidades de desenvolvimento para crianças e suas famílias. Através de diversas atividades, buscamos não apenas ampliar o conhecimento sobre o que é o autismo, mas também fortalecer laços e proporcionar experiências enriquecedoras”, comentou Erika Rangel, subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita.
O evento marca o início das atividades alusivas ao Mês da Consciência do Autismo  - Julia Jordão/ PMM
O evento marca o início das atividades alusivas ao Mês da Consciência do Autismo Julia Jordão/ PMM
O primeiro Espaço Literário de 2025 foi realizado no Espaço Convive, no bairro de Santa Terezinha. Na ocasião, a contação de histórias e o oferecimento de jogos didáticos incentivaram o desenvolvimento da coordenação motora das crianças presentes.
“O Espaço Literário é um exemplo dessa iniciativa porque, através dele, conseguimos ampliar o acesso à leitura de forma lúdica e acolhedora. Nosso objetivo é criar momentos significativos, de aprendizado, interação e sensibilização", contou a coordenadora do Espaço Convive, Andrea Alves.
O projeto acontece desde 2023 e promove encontros mensais, cujo objetivo principal é facilitar o acesso ao conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autismo, TEA, e incentivar a leitura por meio da disponibilização de um acervo diversificado.