Mesquita – A Defesa Civil de Mesquita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza regularmente exercícios para atuação em situações de incêndio. Os mais recentes ocorreram na Creche Municipal Professora Marlene Peres, localizada em Santa Terezinha. Por meio de lições práticas e teóricas, alunos e funcionários aprenderam os protocolos para evacuação frente a possíveis incêndios.
Viviane Glicerio é diretora da escola e pontua a importância das ações que a Defesa Civil realiza, para a preservação da integridade física de quem frequenta o espaço escolar. “Esse trabalho foi muito importante. Pudemos identificar alguns pontos frágeis na nossa segurança e aprimorá-los, garantindo mais proteção para as crianças, as famílias e os funcionários”.
Os ensinamentos foram repassados durante dois dias. No primeiro, os agentes ficaram a cargo de instruir os profissionais responsáveis pelos seis segmentos da escola, que vão do Berçário ao Infantil 3, sobre como atuar durante um princípio de incêndio de maneira calma e eficiente. Entre as instruções, destacam-se os métodos para conduzir as crianças durante a evacuação de maneira segura, como emitir o sinal sonoro, desligar a rede elétrica, entre outros.
Agentes da Defesa Civil realizaram treinamentos de evacuação em escolas de MesquitaJoão Pedro de Moraes
No segundo dia, estudantes e funcionários da escola colocaram o conhecimento adquirido em prática ao participarem de um simulado de evacuação. O exercício, que consistia em realizar a evacuação completa da escola de modo ordenado em no máximo três minutos, foi um sucesso, com a evacuação tendo sido feita em 1 minuto e 44 segundos.
Os protocolos seguem as determinações do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico (COSCIP), do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.