Segurança de Mesquita fortalecida com novos agentes e medidas de prevenção Divulgação/ PMM
Para que essa atuação funcione nas ciclovias, há um remanejamento dos agentes para baseamentos nos horários de maior movimento de usuários, incluindo à noite. Para a atividade, estão disponíveis duas bicicletas e um quadriciclo de patrulha.
“Esses dois tipos de equipamentos demandam bastante atenção, porque recebem muitas pessoas todos os dias, incluindo crianças e idosos. Assim, costumamos distribuir nossas viaturas por essas localidades para oferecer todo o suporte necessário. Os baseamentos acontecem nos horários em que os prédios estão em funcionamento, mas também quando fecham para o público, à noite. É preciso ficar de vigilância para que não haja furtos e depredações”, comentou a subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Renata Paranhos.
Áreas urbanas e ambientais
O Grupamento Tático Ambiental, o GTAM, realiza o combate a incêndios florestais e ao desmatamento, resgate de animais e ações de fiscalização em áreas protegidas. Com o advento do RAS, foi possível aumentar significativamente o número de patrulhamentos no Monte Guararapes, conhecido popularmente como Monte Horebe. Além disso, no último mês, o grupamento recebeu a aquisição de novos uniformes, substituindo o antigo azul-marinho.
“O novo uniforme, caracterizado pela camuflagem urbana, tem as cores verde e bege. Ele proporciona maior identificação visual dos próprios agentes e facilita o reconhecimento durante as ações ambientais, o que é essencial para a segurança dos envolvidos. Além desses, adquirimos quatro modelos antichamas, reforçando a segurança dos agentes durante as ações de combate a queimadas”, destacou o comandante da Guarda Civil de Mesquita, Thiago Oliveira.
Todo o trabalho de segurança municipal conta com o apoio do Centro de Controle Operacional (CCO), que encontra-se em fase de implementação para ser inaugurado em breve. Localizado em Juscelino, o prédio é definido pelo monitoramento remoto através de imagens geradas por câmeras de vigilância e drones. O funcionamento é de 24 horas por dia para promover a redução dos delitos, fluidez no trânsito, organização do ordenamento urbano e o planejamento estratégico da Defesa Civil Municipal.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.