Segurança de Mesquita fortalecida com novos agentes e medidas de prevenção Divulgação/ PMM

Mesquita - O quadro de profissionais da Guarda Civil Municipal recebeu reforço com a implementação do Regime Adicional de Serviço, o RAS.
Agentes da própria Guarda vão atuar voluntariamente em turnos adicionais, atendendo as necessidades diárias do setor, especialmente nos horários mais críticos. Isso permitiu um aumento na abrangência do trabalho, como os programas “Bom Dia, Mesquitense” e “Ciclo Patrulha”.
O “Bom Dia, Mesquitense” é uma iniciativa que visa aumentar a sensação de segurança logo nas primeiras horas da manhã que os pontos estratégicos da cidade recebem patrulhamentos especiais com viaturas. Já o “Ciclo Patrulha” veio para garantir a proteção daqueles que frequentam as ciclovias, tanto da Avenida Baronesa de Mesquita, quanto da Estrada Feliciano Sodré.

Para que essa atuação funcione nas ciclovias, há um remanejamento dos agentes para baseamentos nos horários de maior movimento de usuários, incluindo à noite. Para a atividade, estão disponíveis duas bicicletas e um quadriciclo de patrulha.


“Esses dois tipos de equipamentos demandam bastante atenção, porque recebem muitas pessoas todos os dias, incluindo crianças e idosos. Assim, costumamos distribuir nossas viaturas por essas localidades para oferecer todo o suporte necessário. Os baseamentos acontecem nos horários em que os prédios estão em funcionamento, mas também quando fecham para o público, à noite. É preciso ficar de vigilância para que não haja furtos e depredações”, comentou a subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Renata Paranhos.

Áreas urbanas e ambientais

O Grupamento Tático Ambiental, o GTAM, realiza o combate a incêndios florestais e ao desmatamento, resgate de animais e ações de fiscalização em áreas protegidas. Com o advento do RAS, foi possível aumentar significativamente o número de patrulhamentos no Monte Guararapes, conhecido popularmente como Monte Horebe. Além disso, no último mês, o grupamento recebeu a aquisição de novos uniformes, substituindo o antigo azul-marinho.

“O novo uniforme, caracterizado pela camuflagem urbana, tem as cores verde e bege. Ele proporciona maior identificação visual dos próprios agentes e facilita o reconhecimento durante as ações ambientais, o que é essencial para a segurança dos envolvidos. Além desses, adquirimos quatro modelos antichamas, reforçando a segurança dos agentes durante as ações de combate a queimadas”, destacou o comandante da Guarda Civil de Mesquita, Thiago Oliveira.
Grupamento Tático Ambiental, o GTAM, proteção para áreas urbanas e ambientais - Divulgação/ PMM
Grupamento Tático Ambiental, o GTAM, proteção para áreas urbanas e ambientaisDivulgação/ PMM


Todo o trabalho de segurança municipal conta com o apoio do Centro de Controle Operacional (CCO), que encontra-se em fase de implementação para ser inaugurado em breve. Localizado em Juscelino, o prédio é definido pelo monitoramento remoto através de imagens geradas por câmeras de vigilância e drones. O funcionamento é de 24 horas por dia para promover a redução dos delitos, fluidez no trânsito, organização do ordenamento urbano e o planejamento estratégico da Defesa Civil Municipal.