Prefeitura de Mesquita e Defensoria Pública da União promovem capacitação Julia Jordão/ PMM
“Essa formação apresenta os serviços da Defensoria Pública da União para os agentes municipais, para que eles conheçam e saibam qualificar melhor os atendimentos. Muitas vezes, os profissionais da Assistência estão mais próximos da população em situação de vulnerabilidade do que a própria Defensoria. Por isso, são uma ponte essencial. Quando recebem essa atualização, eles conseguem encaminhar corretamente as demandas e garantir que o direito chegue até o cidadão”, disse Erika Cristina Berte de Oliveira, gerente de Projetos da Defensoria Pública da União Baixada Fluminense.
Entre os temas trabalhados estão o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Bolsa Família, que sofreram mudanças recentes em suas regras. A troca de informações permite que as equipes municipais identifiquem situações com antecedência e orientem as famílias para evitar a suspensão de benefícios.
A capacitação foi conduzida pela equipe da DPU composta por Wilson Duarte, Leandro Nascimento e Victor Hugo do Prado, que compartilharam experiências práticas e orientações sobre o encaminhamento adequado das demandas.
Quem também participou da atividade foi Andrea Alves, coordenadora do CRAS Santa Terezinha e do Espaço Convive, que destaca a importância de momentos assim para sua atuação diária. “Participar de capacitações como essa é essencial, porque me permite entender melhor as regras e transmitir corretamente as informações para os usuários, especialmente aqueles com deficiência”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.