Presidente francês, Emmanuel Macron, faz homenagem ao policial Arnaud Beltrame, que morreu como herói ao trocar de lugar com uma vítima durante sequestro terrorista - AFP
Presidente francês, Emmanuel Macron, faz homenagem ao policial Arnaud Beltrame, que morreu como herói ao trocar de lugar com uma vítima durante sequestro terroristaAFP
Por AFP

Paris - Desconhecido há uma semana, o gendarme Arnaud Beltrame foi celebrado nesta quarta-feira como herói pela França, que lhe prestou uma homenagem nacional cinco dias após sua morte durante os ataques extremistas no sul do país.

Centenas de pessoas eram esperadas nos Inválidos, monumento em Paris que abriga um cemitério militar e os restos de Napoleão I, e local de homenagem aos grandes homens e mulheres do país.

O presidente Emmanuel Macron pronunciou o elogio fúnebre deste oficial de 44 anos que "doou sua vida para proteger" seus concidadãos.

Esta cerimônia deve tirar, momentaneamente, o foco da política antiterrorista do Governo desde que Radouane Lakdim, um criminoso comum que se radicalizou, matou quatro pessoas em Carcassonne e Trèbes na sexta-feira.

Ao mesmo tempo, o tenente-coronel Beltrame foi promovido ao posto de coronel por decisão do presidente, segundo o Diário Oficial. Ele também é citado à ordem da Nação por sua "coragem exemplar" e "abnegação total".

Entre os 400 convidados estão as famílias das vítimas.

Você pode gostar