Palestinos na fronteira com Israel, no maior protesto dos últimos anos - AFP PHOTO / SAID KHATIB
Palestinos na fronteira com Israel, no maior protesto dos últimos anosAFP PHOTO / SAID KHATIB
Por

Ao menos 15 palestinos morreram e centenas ficaram feridos em confrontos com soldados israelenses na fronteira de Gaza com Israel, ontem, durante a Grande Marcha do Retorno, maior manifestação dos últimos tempos na região. O protesto contra a ocupação israelense é apoiado pelo grupo Hamas. A quantidade de mortes é a maior desde a guerra de 2014 entre Israel e o Hamas.

Mais de 750 pessoas ficaram feridas pelos ataques israelenses em confrontos ao longo da fronteira, de acordo com o Ministério da Saúde da Palestina. O Exército israelense disse que milhares de palestinos atiraram pedras em tropas que estavam do outro lado da fronteira. Israel acusou militantes de tentar realizar ataques durante os protestos e disse que palestinos armados dispararam contra soldados israelenses.

A participação dos manifestantes foi um triunfo dos Hamas, mas também um ato de desespero de moradores de Gaza, após o fechamento de uma fronteira que estava aberta havia dez anos. Na região, há aumento do desemprego e pobreza e apagões diários.

Israel havia dito que responderia duramente, na esperança de impedir violações na cerca da fronteira. As forças armadas israelenses divulgaram um vídeo mostrando franco-atiradores em um barranco.

 

Você pode gostar
Comentários