Xia Boyu: quinta tentativa - AFP PHOTO / PRAKASH MATHEMA
Xia Boyu: quinta tentativaAFP PHOTO / PRAKASH MATHEMA
Por

Duas pernas amputadas até o joelho e quatro tentativas sem sucesso não tiraram o sonho do alpinista chinês Xia Boyu em conquistar o Everest.

Xia Boyu, de 69 anos, é o primeiro amputado duplo que conseguiu permissão para subir ao pico mais alto da terra, desde que a proibição imposta pelo Nepal para cegos e pessoas com dupla amputação foi retirada em dezembro. Ele já se prepara para dar início à missão.

"Entrei em pânico quando escutei a notícia, porque isso queria dizer que não poderia realizar meu sonho", contou ele à agência AFP, em Katmandu.

As organizações de defesa dos direitos dos deficientes conseguiram que a Justiça anulasse a proibição.

Quando Xia iniciar a busca pelo topo da montanha, a 8.848 metros de altitude, será sua quinta tentativa. O alpinista formava parte do time nacional chinês em 1975, quando uma tempestade o expôs a temperaturas muito baixas e falta de oxigênio. Xia sofreu congelamento e perdeu os dois pés. Em 1996, foi necessário amputar as duas pernas na altura abaixo dos joelhos, depois dos médicos descobrirem um linfoma. Ainda assim, ele fez outras três tentativas de chegar ao cume. Em 2016, o mau tempo o obrigou a retornar quando faltavam 200 metros para o topo.

Você pode gostar
Comentários