Kim Jong-un - AFP
Kim Jong-unAFP
Por AFP

Estados Unidos - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, admitiu publicamente, pela primeira vez, o "diálogo" com os Estados Unidos. O anúncio foi feito, nesta terça-feira, pela agência oficial de notícias KCNA.

Em reunião com funcionários do partido na segunda, Kim apresentou um relatório "sobre o desenvolvimento dos últimos acontecimentos na península da Coreia", incluindo a cúpula com a Coreia do Sul prevista para este mês.

Kim "realizou uma análise profunda e uma avaliação do desenvolvimento das relações entre o Norte e o Sul atualmente, e das perspectivas de um diálogo entre a RPDC e os Estados Unidos", informou a agência, utilizando o acrônimo oficial para designar a Coreia do Norte.

'Desnuclearização'

Presidente norte-coreano Kim Jong Un - CRÉDITOKCNA VIA KNS / AFP

Como parte do inédito processo de diálogo entre Norte e Sul, Kim prevê se reunir com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, no dia 27 de abril.

Nesta segunda, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que vai se encontrar com Kim Jong Un em maio ou no início de junho, após a informação de que Pyongyang está pronta para discutir a 'desnuclearização' durante o encontro.

Trump declarou "ter a esperança de que será uma relação muito diferente da que ocorreu durante muitos, muitos anos".

As declarações de Kim não fazem referência expressa ao encontro com Trump.

Você pode gostar