Cuba se prepara para o fim de seis décadas com a família Castro no poder - AFP Photo / Adalberto Roque
Cuba se prepara para o fim de seis décadas com a família Castro no poderAFP Photo / Adalberto Roque
Por AFP

Havava - A Assembleia Nacional de Cuba iniciou nesta quarta-feira uma sessão de dois dias para eleger o novo presidente da ilha, uma transição histórica depois de seis décadas de poder dos irmãos Castro.

Aos 86 anos, Raúl Castro, sucessor de seu irmão Fidel no poder, vai se retirar da presidência de Cuba e será substituído por um representante da nova geração. Presume-se que o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel será o eleito.

Inicialmente programada para a esta quinta-feira, a sessão plenária de posse da nova Assembleia ou Parlamento - cujos 605 deputados foram eleitos em março - começou nesta quarta-feira às 9h da manhã, 10h no horário de Brasília.

O encontro acontece a portas fechadas e a programação não foi divulgada. No entanto, a nova Assembleia deverá dar por iniciada a nova legislatura e eleger sua mesa diretora.

Depois deste procedimento, os deputados vão eleger os 31 membros do Conselho de Estado, que será liderado pelo sucessor de Raúl Castro.

Se a Assembleia resolver todos os trâmites com rapidez, a votação poderá acontecer ainda hoje. Mas a identidade do novo presidente só deverá ser revelada na quinta.

A data é simbólica: corresponde ao 57º aniversário da vitória na Baía dos Porcos, quando as tropas anticastristas, preparadas e financiadas pelos Estados Unidos, foram derrotadas em 1961.

Após o triunfo da revolução em 1959 e a eleição de Fidel Castro como presidente em 1976, Cuba vivenciou uma única transição real. Foi em 2006, quando Fidel, doente, passou o comando do país ao irmão mais novo.

Fidel Castro faleceu no final de 2016 e agora é Raúl, de 86 anos, que cederá seu assento a um representante da nova geração.

Se não houver surpresas, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, um civil de 57 anos e número dois do governo desde 2013, assumirá a responsabilidade.

Há anos, Díaz-Canel, nascido depois da revolução, representa o governo no extreior e suas aparições na imprensa têm sido cada vez mais frequentes.

Se eleito, este engenheiro eletrônico terá que fazer valer sua autoridade e atualizar o modelo econômico da ilha.

Você pode gostar