Seul parou para ver o encontro entre Kim e Moon, na fronteira - afp
Seul parou para ver o encontro entre Kim e Moon, na fronteiraafp
Por

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, cumpriu um gesto histórico, ontem, ao visitar pela primeira vez a Coreia do Sul para uma cúpula com o presidente Moon Jae-in, que busca concretizar as esperanças de paz entre os dois vizinhos.

Os dois se reuniram na linha de demarcação militar que divide a península em um encontro cheio de simbolismos. O futuro do arsenal atômico de Pyongyang esteve no centro das discussões entre os dois líderes, que também levantaram a questão de um tratado de paz para encerrar oficialmente a guerra de 1950-1953.

Foi a primeira vez que um líder norte-coreano visitou o Sul desde o armistício assinado há quase 65 anos. As duas primeiras cúpulas intercoreanas, em 2000 e 2007, aconteceram em Pyongyang, capital norte-coreana.

Esta reunião em Panmunjom, "o povoado da trégua" na fronteira entre os dois países, abrirá caminho para uma cúpula ainda mais esperada, algumas semanas depois, entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Este encontro ilustra a espetacular aproximação na península desde que Kim anunciou em 1º de janeiro, para surpresa de todos, que seu país participaria das Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang, no Sul.

Você pode gostar
Comentários