A votação elegerá um novo Parlamento, encarregado de supervisionar a reconstrução de um país em ruínas após três anos de guerra contra os jihadistas do EI - AFP PHOTO / Haidar HAMDANI
A votação elegerá um novo Parlamento, encarregado de supervisionar a reconstrução de um país em ruínas após três anos de guerra contra os jihadistas do EIAFP PHOTO / Haidar HAMDANI
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Iraque - As urnas foram fechadas no Iraque na noite deste sábado na primeira eleição nacional desde que o país declarou a vitória sobre o grupo Estado Islâmico. A eleição, a quarta desde a derrubada de Saddam Hussein pelos EUA em 2003, foi marcada por relatos de baixa participação e irregularidades.

De acordo com o órgão independente que supervisiona a eleição do Iraque, os resultados são esperados até a próxima segunda-feira, mas as negociações para escolher um primeiro-ministro encarregado de formar um governo devem se arrastar por meses.

A votação começou no início da manhã deste sábado em uma competição que não teve nenhum candidato favorito depois de semanas de campanha oficial. A concorrência mais dura do primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, veio de partidos políticos com laços mais estreitos com o Irã.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, parabenizou o Iraque pela realização do pleito e reafirmou o compromisso de Washington com o Acordo de Estrutura Estratégica que sustenta as relações entre os EUA e o Iraque. Em um comunicado, Pompeo pediu ao novo parlamento iraquiano que forme um governo inclusivo para trabalhar por todos os iraquianos. 

Você pode gostar