Nicolás Maduro - AFP / Federico Parra
Nicolás MaduroAFP / Federico Parra
Por ASSINATURA REPÓRTER

Caracas - O governo da Venezuela informou, neste sábado, que a conversão monetária, que estava prevista para amanhã, só entrará em vigor a partir de 4 de agosto. A informação já havia sido antecipada pelo presidente Nicolás Maduro. "O governo nacional decidiu reprogramar o início da conversão monetária para o dia 4 de agosto", informou a vice-presidência, em comunicado.

O texto indica, ainda, que Maduro tomou a decisão após um pedido de membros da Associação Bancária Nacional para que a medida fosse adiada para 1º de setembro. Na conversão monetária, serão cortados três zeros da atual moeda do país, o bolívar forte. A medida é uma tentativa de enfrentar a escassez de moeda em meio à inflação descontrolada no país.

Em uma grave crise econômica, a Venezuela fechou 2017 com uma inflação acumulada de 2.616%, de acordo com a Assembleia Nacional (Parlamento). Em março deste ano, uma reportagem da BBC mostrou que uma pilha de dinheiro que há 15 anos comprava apartamento agora só paga um café no país. Maduro diz que o problema ocorre porque quadrilhas retiram bolívares do mercado para falsificá-los. Já a oposição critica o governo por gerir mal a economia do país.

 

Você pode gostar
Comentários