Por

A intervenção federal na Segurança do Estado do Rio completou ontem quatro meses e o Observatório da Intervenção, grupo de especialistas independentes que fiscaliza as operações, divulgou um balanço que revela o aumento de tiroteios no período. Em maio, foram 36% a mais do que em fevereiro, segundo o grupo, que também assinalou a falta de investimento em inteligência. "Parece se resumir a incursões em comunidades, cada vez maiores e caras", disse, no relatório, Sílvia Ramos, coordenadora do Observatório. "Precisamos de inteligência, medidas estruturantes, de integração das forças, de combate à corrupção e diálogo com a sociedade. A intervenção prometeu tudo isso. Mas está entregando operações, tiroteios e mais mortos em confrontos, inclusive policiais", conclui.

Segundo o Observatório, desde 16 de fevereiro foram registrados no estado 3.210 tiroteios. Nos quatro meses anteriores haviam ocorrido 2.355.

O grupo destaca que a operação com maior número de agentes de segurança (5.370), em 7 de junho, em Jacarepaguá, resultou em 13 presos, um morto, três pistolas e uma granada apreendidas. "Operação mega, resultado micro", classificou o Observatório. A secretaria estadual de Segurança não quis comentar.

Você pode gostar
Comentários