Por AFP

Mali - Quatro soldados franceses que patrulhavam no turbulento norte do Mali ficaram feridos em um ataque "terrorista" neste domingo, no qual pelo menos dois civis morreram, e vários foram feridos - anunciaram autoridades francesas e malinesas.

"O terrorismo voltou a golpear o Mali. Vários civis perderam a vida, e há militares franceses feridos", tuitou a ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly.

Houve "quatro feridos de Barkhane", a operação francesa na região, e "pelo menos dois civis mortos e 20 feridos", disse à AFP o Estado-Maior do Exército francês. Segundo as autoridades malinesas, o ataque deixou quatro mortos e 23 feridos civis.

Fatouma Wangara, uma residente de Gao, disse que a patrulha francesa foi alvo de um carro-bomba suicida. "Um veículo blindado bloqueou a via, e o carro saltou pelos ares", afirmou.

Também neste domingo um veículo do Movimento para a Salvação do Azawad (MSA), um grupo armado de ex-rebeldes tuareg que trabalha com frequência com as forças francesas e malinesas no norte do país, também passou por uma mina na localidade de Talataye, na região de Gao.

A explosão matou quatro pessoas e feriu outras três, disse o grupo em um comunicado.

Esses ataques, que acontecem na sequência de outros dois ocorridos na sexta e no sábado, expõem a fragilidade da segurança dessa nação da África Ocidental, que celebra eleições presidenciais em 29 de julho.

Você pode gostar