A chanceler alemã, Angela Merkel, entrou em acordo sobre migração com o ministro do Interior, Horst Seehofer - AFP photo/ Adam Berry
A chanceler alemã, Angela Merkel, entrou em acordo sobre migração com o ministro do Interior, Horst SeehoferAFP photo/ Adam Berry
Por O Dia

Berlim - O ministro alemão do Interior, em conflito com Angela Merkel sobre a política migratória, anunciou nesta segunda-feira ter chegado a um acordo com a chanceler sobre a questão, o que pode salvar a estabilidade do governo no país.

Após negociações intensas entre o partido de centro-direita da chefe do governo alemão, a CDU, e o partido conservador bávaro CSU, os dois chegaram a um acordo sobre as medidas para reduzir a imigração irregular, afirmou Horst Seehofer após uma reunião.

O Partido Social-Democrata, terceiro parceiro da coalizão, deve dar seu aval.

O acordo não apenas prevê a permanência da CSU no governo como a própria manutenção de Seehofer no cargo, que estava ameaçada após um pedido de demissão no domingo.

De acordo com Seehofer, o acordo prevê a "prevenção da imigração ilegal na fronteira entre a Alemanha e a Áustria".

Segundo Merkel, o acordo com a CSU foi feito em iguais bases com o acertado na semana passada entre líderes da União Europeia. O bloco decidiu ampliar a ajuda aos países costeiros, em especial a Itália, a distribuírem parte dos imigrantes resgatados no Mediterrâneo.

Na prática, o acerto garante a sobrevivência de Merkel no cargo, uma vez que Seehofer lidera a União Social-Cristã (CSU, na sigla em alemão), um dos membros da coalizão liderada por Merkel desde 2005.

* Com informações do Estadão Conteúdo e da AFP

Você pode gostar