Nunes Ferreira e Pence na visita do vice-presidente dos EUA a Brasília - AFP PHOTO / Sergio LIMA
Nunes Ferreira e Pence na visita do vice-presidente dos EUA a BrasíliaAFP PHOTO / Sergio LIMA
Por O Dia

Washington - O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, viaja nesta quarta-feira para os Estados Unidos na tentativa de buscar uma solução para o impasse que envolve filhos de brasileiros separados dos pais identificados como imigrantes ilegais. Em comunicado nesta terça, o Itamaraty adotou um tom mais duro depois de semanas de crise e fez duras críticas à política migratória norte-americana. O governo brasileiro disse esperar a revogação da política de tolerância zero.

Na semana passada, quando o vice-presidente americano Mike Pence esteve no Brasil, Temer, com discurso moderado, pediu apenas "atenção especial" ao caso das crianças brasileiras.

O chanceler visitará as crianças e adolescentes que estão em abrigo da rede Heartland Alliance, em Chicago. O abrigo é um dos 16 locais de acolhimento, nos Estados Unidos, em que estão brasileiros. Nos dias 6 e 7, Aloysio se reúne em Chicago com 14 cônsules brasileiros que trabalham nos Estados Unidos, Canadá e México e estão envolvidos em tentativas de reunir as crianças brasileiras a seus pais.

Não há encontros agendados com autoridades norte-americanas. Nas conversas com os cônsules brasileiros, o chanceler quer discutir o apoio que tem sido prestado aos menores, assim como a assistência jurídica aos pais e responsáveis deles.

Você pode gostar
Comentários