Estátua do Kura Hulanda Museum  - Divulgação
Estátua do Kura Hulanda Museum Divulgação
Por Por Rodrigo Teixeira*

Willemstad – Curaçao, no Caribe holandês, é um destino conhecido por suas inúmeras praias com água cristalina e em tons de azul turquesa, além de sol o ano inteiro. Mas a ilha tem muito mais o que oferecer como uma natureza preservada, centro de convenções, áreas de mergulho e muita história! Outra peculiaridade que a torna original é a influência das mais de 50 nacionalidades na população de 150 mil habitantes. A pluralidade étnica faz com que o turismo cultural seja outro nicho bastante procurado pelos turistas estrangeiros. 

A capital Willemstad, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, possui prédios, fortes, fábricas e outras construções de origem holandesa, o que lembra as cidades tradicionais dos Países Baixos. O cenário cria um equilíbrio visual entre a atmosfera europeia e o clima caribenho. Em muitos dos edifícios tombados e recuperados estão museus e vários podem ser inseridos nos roteiros dos viajantes que escolhem Curaçao como roteiro de férias. Uma sugestão de cinco para conhecer:

 

Museu Kura Hulanda: a vinda forçada dos africanos para as Américas e o Caribe mudou para sempre a história da humanidade. Em virtude disso, o Museu Kura Hulanda, no porto de Willemstad, apresenta um rico acervo sobre o comércio de escravos, desde a captura na África até a chegada e inserção no Novo Mundo. A instituição ressalta, também, a influência na formação das sociedades caribenhas.

 

End.: Klipstraat, 9

E-mail: [email protected]

Site: www.kurahulanda.com

Tel.: (5999) 4347765

 

Museu de Curaçao: à primeira vista, o Museu de Curaçao tem um estilo colonial bem impactante. O edifício conta a história geológica da ilha através de mapas, objetos e outros artefatos indígenas pré-colombianos. Outra curiosidade é a apresentação das profissões praticadas pelos afro-curaçalenhos após a abolição da escravidão. Desde suas crenças, estilo de vida, cozinha tradicional, mobiliário em mogno e pinturas produzidas por artistas locais .

End.: Van Leeuwenhoekstraat z/n

E-mail: [email protected]

Site: www.thecuracaomuseum.com

Tel.: (5999) 462-3873

 

 

Museu Octagon: o museu - localizado dentro do Hotel Avila Beach - possui uma forma octogonal e cúpula arredanodada. O prédio foi residência oficial do famoso "Libertador" venezuelano, Simón Bolívar, que passou algum tempo por lá antes de partir para lutar pela independência de nações sulamericanas. Pelo histórico, o Museu Octagon reúne peças e objetos do personagem destacando sua relação com Curaçao.

End.: Penstraat, 130 (Avila Hotel)

E-mail: [email protected]

Site: www.avilabeachhotel.com

Tel.: (5999) 461 4377

 

 

Synagoga Mikvé Israel - Emanuel: conhecida em todo o mundo, a sinagoga é a mais antiga em atividade do Hemisfério Ocidental. O Museu Cultural Judaico de Curaçao, um prédio anexo e construído em 1970, apresenta um vasto acervo histórico com objetos e utensílios raros da comunidade, muitos deles utilizados até hoje. As duas instituições compartilham a mesma entrada.

End.: Hanchi Snoa, 29

E-mail: [email protected]

Site: www.snoa.com

Tel.: (5999) 461-1067 / 4611633

 

 

Museu Marítimo de Curaçao: apresenta, através de uma linha do tempo, um passeio pelos mais de 500 anos da história marítima de Curaçao. Sua exposição permanente é composta de cartas náuticas, diversos modelos de navios e equipamentos de navegação, tudo com várias técnicas audiovisuais. Uma atração obrigatória! O Museu Marítimo de Curaçao também oferece uma série de passeios interessantes, como uma visita pelo porto.

End.: N. Van den Brandhofstraat, 1

E-mail: [email protected]

Site: www.curacaomaritime.com

Tel: (5999) 465 2327

 

*Repórter viaja a ilha caribenha para cobrir a regata internacional “Velas Latinoamérica 2018” à convite do Curaçao Tourist Board (CTB)

Você pode gostar