Angela Merkel - AFP / Tobias Schwarz
Angela MerkelAFP / Tobias Schwarz
Por AFP

Alemanha - A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou positiva a realização de uma nova cúpula entre os presidente dos EUA e da Rússia, assim como o convite feito por Donald Trump a Vladimir Putin para que vá aos Estados Unidos.

"Eu me alegro com cada encontro (...) desde que tenha um diálogo, em particular entre esses dois países, é uma boa coisa para todo o mundo. O fato de que nenhum presidente russo tenha ido aos Estados Unidos desde 2005, eu acho, não deve ser a norma", disse ela na entrevista coletiva anual que antecede as férias de governo.

Segundo o site do Departamento de Estado americano, Putin visitou a Casa Branca pela última vez em 2005, mas realizou outra visita bilateral de trabalho ao Maine (nordeste) dois anos depois.

Rússia está "aberta" a visita de Putin a Washington, após convite de Trump - AFP

Ele também participou de muitas reuniões multilaterais em solo americano, inclusive em 2015, na Assembleia Geral da ONU em que viu Barack Obama.

O presidente russo Dmitri Medvedev (2008-2012) fez uma visita de trabalho a Washington em 2010.

Em meio a polêmicas depois de uma reunião de cúpula em Helsinque na última segunda-feira e de uma coletiva de imprensa durante a qual Donald Trump pareceu muito complacente com o presidente russo, o presidente dos Estados Unidos indicou na quinta-feira que convidou Putin a Washington no outono.

Sempre muito diplomática, Merkel também evitou responder diretamente a perguntas sobre as críticas que Donald Trump lançou contra a Alemanha e contra ela mesma, sobretudo, em questões comerciais, migração e nível de gastos militares.

A chanceler prometeu, porém, continuar trabalhando para manter o elo transatlântico.

"É verdade que podemos dizer que o quadro habitual (de relações) está sob pressão, mas, para nós, a cooperação transatlântica, especialmente com o presidente dos Estados Unidos, continua a ser central", garantiu.

Você pode gostar