Incêndios na Grécia já deixam 81 mortos. Autoridades falam de 'sérios indícios' de 'atos criminosos'  - AFP
Incêndios na Grécia já deixam 81 mortos. Autoridades falam de 'sérios indícios' de 'atos criminosos' AFP
Por AFP

Atenas - O governo grego anunciou na noite desta quinta-feira ter informado à Justiça que tem um "indício sério" de que o incêndio que causou mais de 80 mortos na segunda em Atenas teve origem criminosa.

O número de mortos nos incêndios na Grécia subiu para 82, ao mesmo tempo em que as equipes forenses realizavam a difícil tarefa de identificação dos corpos.

Há um "sério indício" de que "atos criminosos" estariam por trás dos devastadores incêndios que arrasaram uma região a leste de Atenas, declarou nesta quinta o ministro adjunto de Proteção Cidadã grego, Nikos Toskas.

"Quanto ao fogo que começou no monte Pendeli" e que se propagou para Mati, a cidade onde morreu a maioria das 82 vítimas, "há grandes interrogações e não nego que um sério indício nos levou a abrir uma investigação", afirmou Toskas em coletiva de imprensa com o porta-voz do governo, Dimitris Tzanakopoulos, e os chefes dos bombeiros e da Polícia.

No que diz respeito ao incêndio em Kineta, a oeste de Atenas, declarado horas antes do de Pendeli, sem deixar vítimas, o ministro indicou que também "há sérios indícios e rastros" que sugerem um "incêndio voluntário".

"Há testemunhos, mas não posso falar mais por enquanto", acrescentou.

O governo transmitiu todos estes elementos à Justiça, acrescentou o ministro. Os mesmos vão alimentar a investigação preliminar aberta na terça-feira pela Suprema Corte.

Os funcionários, usando mapas de apoio via satélite, destacaram que 13 incêndios começaram ao mesmo tempo em Atenas na segunda-feira, um fato já destacado por Tzanakopoulos na terça-feira.

O governo parece decidido a deter, assim, as críticas que começam sobre a gestão da tragédia pelas autoridades.

Você pode gostar