Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, parabenizou o Uruguai em nota - AFP
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, parabenizou o Uruguai em notaAFP
Por AFP
Washington - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, cancelou nesta terça-feira uma visita a Berlim e uma reunião com a chanceler Angela Merkel devido a "temas urgentes" que devem ser solucionados, anunciou um porta-voz da diplomacia.
"Infelizmente temos que adiar as reuniões previstas para Berlim devido a temas urgentes", declarou Morgan Ortagus, sem informar se Pompeo mantém a viagem prevista para quarta-feira a Londres.
Publicidade
Após o cancelamento, Pompeo desembarcou na noite desta terça-feira em Bagdá, para uma visita surpresa, disse à AFP uma fonte do governo iraquiano. A fonte, que falou sob a condição do anonimato por razões de segurança desta visita, disse que o secretário de Estado tinha previsto se reunir com o premiê iraquiano, Adel Abdel Mahdi.
Publicidade
O cancelamento causou mal-estar na Alemanha.
O presidente da comissão parlamentar alemã de assuntos exteriores, Norbert Roettgen, disse que "ainda que as razões do cancelamento sejam inadiáveis, infelizmente, reflete o clima atual na relação entre os dois governos".
Publicidade
O gabinete de Merkel enviou todas as perguntas sobre as razões do cancelamento para a embaixada dos Estados Unidos em Berlim.
O ministério das Relações Exteriores da Alemanha disse numa breve declaração que "ambas as partes decidiram encontrar rapidamente uma nova data". O titular da pasta, Heiko Maas, expressou sua compreensão em relação ao cancelamento.
Publicidade
O jornal Sueddeutsche Zeitung considerou a não realização do encontro de "impertinência", além de afirmar que "a amizade germano-americana está em ruínas".
Pompeo, que na segunda-feira fez um discurso agressivo sobre a política de seu país para o Ártico em Rovianemi (Finlândia), deveria se reunir nesta terça-feira com a chanceler alemã e com o ministro das Relações Exteriores Heiko Maas.
Publicidade
Na quarta-feira tem uma reunião prevista com a primeira-ministra britânica, Theresa May, com o objetivo de preparar a visita do presidente Donald Trump a Londres, de 3 a 5 de junho
Mike Pompeo deveria encerrar a viagem diplomática com duas escalas na Groenlândia, onde os crescentes investimentos da China causam preocupação nos Estados Unidos.
Publicidade
Também não foi informado se a última etapa da viagem está mantida.