Doris Day, ícone do cinema norte-americano, morreu na segunda-feira, 13 de maio de 2019, aos 97 anos; Ela é conhecida por papéis românticos e cômicos em Hollywood - HO / HO / AFP
Doris Day, ícone do cinema norte-americano, morreu na segunda-feira, 13 de maio de 2019, aos 97 anos; Ela é conhecida por papéis românticos e cômicos em HollywoodHO / HO / AFP
Por O Dia
Los Angeles - A atriz americana Doris Day, que encarnou a namoradinha da América em comédias românticas nos anos 1960, morreu nesta segunda-feira aos 97 anos, informou sua fundação em um comunicado enviado à mídia americana.
A Doris Day Animal Foundation afirmou que Doris, que estava com pneumonia, faleceu em sua residência na Califórnia, cercada por amigos e parentes.
Publicidade
Durante grande parte de sua carreira, Day reinou como a principal atriz nas bilheterias de Hollywood, era adorada pelo público que pagava para vê-la em musicais, comédias, filmes de suspense e faroestes.
A estrela loura, cuja carreira abrangeu quase 40 filmes de 1948 a 1968, destacou-se em um gênero de filme em particular, o "bedroom farce", uma comédia romântica leve, mas com toques maliciosos, bem representada por "Confidências à Meia-Noite", que ela estrelou em 1959 ao lado de outro grande nome do gênero, Rock Hudson, com quem viria protagonizar outros filmes nos mesmos moldes.
Publicidade
A renomada especialista em cinema Molly Haskel já a chamou de "a mais subestimada e desvalorizada atriz de Hollywood".
Os críticos, no entanto, eram menos fascinados pela atriz.
Publicidade
Ela recebeu apenas uma indicação ao Oscar, justamente por "Confidências à Meia-Noite".
Day casou-se quatro vezes, mais recentemente com o restaurateur Barry Comden, de 1976 a 1981.
Publicidade
Ela teve seu único filho com o agente e produtor Marty Melcher, o produtor musical Terry Melcher, que morreu depois de uma longa doença, em 2004.