EUA apreendem 16,5 toneladas de cocaína em navio administrado por banco americano

Apreensão feita em junho é a maior da história

Por O Dia

Navio MSC Gayane, onde a droga foi encontrada pelos policiais americanos
Navio MSC Gayane, onde a droga foi encontrada pelos policiais americanos -
Nova York - As autoridades dos Estados Unidos apreenderam em junho um carregamento de 16,5 toneladas de cocaína na Filadélfia. Esta é uma das maiores apreensões feitas no país e está avaliada em 1 bilhão de dólares no varejo, de acordo com as autoridades locais. A novidade, no entanto, foi divulgada nesta quarta-feira, pela rede CNN, que informou que o navio é administrado pelo banco JPMorgan Chase.
Carga foi apreendida na Filadélfia - Divulgação/CBP Office
A empresa é a terceira maior do mundo no ramo financeiro e, de acordo com a rede de TV americana, não era responsável pelo controle operacional da embarcação. O navio faz parte de um fundo ligado a transportes administrados pela JPMorgan Chase e pertence ao grupo Mediterranean Shipping Company (MSC).
Segundo a NBC News, a carga estava escondida em sete contêineres no navio MSC Gayane, procedente de Chile, Panamá e Bahamas. A maior parte da cocaína apreendida nos Estados Unidos vem da Colômbia.
O barco estava no setor Packer do Porto da Filadélfia, sobre o rio Delaware e segundo o jornal Philadelphia Inquirer, tinha a Europa como destino final. A promotoria do distrito da Filadélfia revelou no Twitter que "membros da tripulação foram detidos e denunciados em nível federal".

No dia 11 de março passado, as autoridades anunciaram a maior apreensão de cocaína no porto de Nova York/Newark em 25 anos: um carregamento de 1.455 quilos de cocaína colombiana, escondidos em um contêiner, com valor de varejo estimado em 77 milhões de dólares.
"Esta é uma das maiores apreensões de droga da história dos Estados Unidos. Esta quantidade de cocaína pode matar milhões de pessoas", escreveu o promotor do distrito leste da Pensilvânia, William McSwain, no Twitter.
*Com informações da AFP
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Navio MSC Gayane, onde a droga foi encontrada pelos policiais americanos Divulgação/CBP Office
Carga foi apreendida na Filadélfia Divulgação/CBP Office
Carga foi apreendida na Filadélfia Divulgação/CBP Office

Comentários