Por REVISTA PLANETA

Nocebo (o contrário de placebo em latim) é a palavra que designa o processo pelo qual pessoas saudáveis passam a acreditar que estão doentes. “Os nocebos frequentemente causam um efeito físico, mas não é um efeito produzido fisicamente”, diz o psicólogo Irvin Kirsch, da Universidade de Connecticut (EUA). “Qual é a causa? Em muitos casos, é uma questão não respondida.”

Segundo um estudo da Universidade de Turim (Itália) divulgado em 2006, o efeito nocebo está ligado à colecistocinina, um neurotransmissor relacionado a estados de ansiedade.

No início de 2007, médicos do Mississippi descreveram um caso exemplar de efeito nocebo. Um homem de 26 anos foi para o hospital após uma overdose e, depois de contar para os plantonistas que tomara um remédio proveniente do teste clínico de um novo tipo de antidepressivo, sofreu um colapso.

Um médico envolvido no teste chegou ao local e percebeu que o paciente era um dos voluntários que haviam recebido um placebo, e não o remédio efetivo. Quando o rapaz soube disso, começou a recuperar-se e, em 15 minutos, estava totalmente normal.

Você pode gostar
Comentários