Iiris Heikkinen está sem lavar o cabelo com shampoo e condicionador há dois anos e encontrou substitutos para os produtos
 - Reprodução/Facebook
Iiris Heikkinen está sem lavar o cabelo com shampoo e condicionador há dois anos e encontrou substitutos para os produtos Reprodução/Facebook
Por iG
São Paulo - Há dois anos, Iiris Heikkinen, da Finlândia, estava com descamação do couro cabeludo e precisava encontrar uma solução para esse problema. Então, a estudante, que hoje tem 24 anos, tomou uma decisão: parar de lavar o cabelo com shampoo e condicionador. Em vez disso, ela passou a usar apenas água e uma gota de óleo de coco para manter os fios hidratados.

Ao jornal britânico 'Daily Mail', ela afirma que depois que parou de lavar o cabelo do modo "convencional", os fios ficaram mais saudáveis e a descamação parou. "Antes eu lavava o cabelo a cada dois dias e meu couro cabeludo estava muito ressecado e coçava. Algumas semanas depois de parar de usar shampoo, a coceira passou", relata ao portal.

O método de não usar shampoo e condicionador se chama "no poo" e consiste, basicamente, em encontrar alternativas para os produtos que as pessoas estão acostumadas. Isso não quer dizer que é preciso deixar o shampoo de lado, mas procurar aqueles que não tenham sulfato , silicone e parabenos na composição. Iiris quis ir além e usar apenas água.

Ela conta que nos primeiros meses o cabelo parecia "sujo", mas que continuou mantendo a rotina apenas com água e logo "voltou ao normal". "Agora, quando as pessoas me encontram, elas não tem ideia que eu não uso shampoo e ficam surpresas quando comento."

A rotina Iiris ao lavar o cabelo sem shampoo
Antes de largar os produtos para cabelo de vez, a jovem costumava lavar os fios com shampoo e condicionador orgânicos. "Acho que é melhor para o meio ambiente, não apoia os testes em animais e também faz você se sentir mais saudável por só usar ingredientes naturais", diz.

Porém, quando percebeu que estava com o couro cabeludo descascando, preferiu encontrar outras alternativas. "Pesquisei coisas como 'como lavar seu cabelo sem shampo' e descobri os grupos no Facebook para pessoas adeptas do no poo. Os membros sempre trocam dicas e eu li todas as experiências. Muita gente recomendou vinagre de maça e bicarbonato de sódio ."
Publicidade
Depois de alguns meses testando a receita, ela preferiu deixar esses ativos de lado e agora lava o cabelo apenas com água e, as vezes, óleo de coco para hidratar o fio ou talco para dar textura. Segundo Iiris, isso fortaleceu seu cabelo e o deixou com ondas mais definidas, além de uma tonalidade de loiro mais clara e natural.

"Isso deixou a minha vida tão mais fácil — mesmo com coisas que eu nem imaginava, como viajar. Agora eu não preciso me preocupar em levar todas as embalagens de vários produtos diferentes comigo. E eu amo os benefícios para o meio ambiente, como usar menos plástico."

"Eu amo esse método, mas entendo que o cabelo e o estilo de vida de cada um é diferente. Mas para quem quer testar, eu diria para fazer isso. Por que não? Meu cabelo está mais saudável do que nunca e eu não sinto falta de shampoo", finaliza.

O que é o no poo?
O "no poo", que significa "nenhuma espuma", em português, é uma técnica que dipensa alguns agentes químicos e aposta em fórmulas de composição mais leves. A ideia é diminuir o uso de sulfato, parabenos, silicone, óleos minerais e outros ativos que prejudicam os fios e estão nas fórmulas da maioria dos produtos para os cabelos.

A técnica consiste em lavar sem shampoo, usando apenas produtos condicionantes que são específicos e possuem agentes de limpeza. Outra alternativa para o "no" é fazer como a jovem finlandesa e apostar apenas na água para lavar o cabelo , combinando óleos e outros produtos apenas para hidratação e os demais cuidados.