Dedos de Covid-19 - Reprodução
Dedos de Covid-19Reprodução
Por IG - Saúde
São Paulo - Médicos espanhóis descobriram um possível novo sintoma ligado à Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus . Os “dedos de covid” surgiram em pacientes que estão internados por conta da doença. Estudo foi publicado no British Journal of Dermatology, periódico científico, na semana passada.

As erupções, como brotoejas similares às da catapora, já foram observadas e em pacientes mais jovens. No entanto, médicos notaram que existem até cinco tipos que podem ser relacionados à Covid-19.

Mesmo que um número considerável de pacientes tenham apresentado erupções cutâneas, os sintomas principais ainda permanecem como tosse seca e temperatura elevada. Porém existem relatos de pacientes assintomáticos que tiveram os “dedos de covid”.

Ignacio Garcial-Doval, responsável pelo estudo do possível novo sintoma, afirmou à BBC que as erupções cutâneas podem aparecer muito tempo depois dos sintomas respiratórios, então não serve como maneira de diagnóstico.

“A relevância deste estudo não é tanto ajudar as pessoas a se autodiagnosticar, mas ajudar a construir uma compreensão mais ampla de como a infecção pode afetar as pessoas", diz a presidente da Associação Britânica de Dermatologistas, Ruth Murphy.
Garcial-Doval explica que a erupção cutânea mais comum são as pequenas brotoejas vermelhas e achatadas chamadas de maculopápulas, que aparecem no torso. Mas é importante ressaltar que esses sinais podem aparecer por diversos fatores diferentes da Covid-19 .

Segundo a comunidade dermatologista espanhola, as erupções cutâneas apareceram em 375 pacientes nas últimas duas semanas. Chegaram, então, a cinco tipos.

* Pacientes jovens tiveram lesões similares às frieiras ao redor das mãos e dos pés. As erupções cutâneas duraram 12 dias e causaram dores e coceiras. Esses sintomas representaram 19% de casos.
Publicidade
* Pequenas bolas no torso e membros foram encontradas em pacientes de meia idade. Causaram coceira e se manifestaram por volta de 10 dias antes dos sintomas convencionais. Representa 9% de casos.
* Pele com aspecto rosa ou branco em certas áreas. Apareceram no corpo em sua maioria, mas também nas palmas das mãos, e causaram coceira. Representa 19% de casos.
Publicidade
* Brotoejas vermelhas e achatadas no torso foram as erupções cutâneas mais comuns, representando 27% dos casos, e surgiram em pacientes em situações mais graves. Apareciam junto de sintomas convencionais, durando sete dias.
* A necrose foi o caso menos comum. Apareceu em apenas 6% dos casos, em pacientes idosos e com comorbidades. Pele com tom vermelho ou azul apontavam para problemas na circulação do sangue.
Publicidade
Com base no estudo, A Academia Americana de Dermatologia também está atenta aos possíveis sintomas na pele e compila registros.