Cão ensinando a usar a máscara do jeito certo - Reprodução Twitter
Cão ensinando a usar a máscara do jeito certoReprodução Twitter
Por IG - Delas

São Paulo - Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), muitas cidades adotaram a obrigação do uso de máscaras na rua, para evitar a transmissão e contaminação da doença. 

A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de máscaras ao se locomover, podendo ser de tecido ou descartável, comumente compradas em farmácias. Porém, as recomendações são que a proteção sempre cubra o nariz e a boca e que a pessoa evite tocar na máscara para diminuir o risco de contágio.

Mas muitos não levaram a sério a recomendação e são muitos os flagrantes de uso errado, que viralizaram nas redes sociais. Desde usar a máscara no queixo até fazer um buraco para "respirar melhor", muitas pessoas não entenderam como utilizar a máscara durante a pandemia.

E para que você não repita isso no seu dia a dia, o Delas reuniu 10 casos que ganharam as redes sociais por serem totalmente o contrário do recomendado pelas autoridades de saúde. Veja abaixo como não usar a máscara!

1. Corte para "respirar"

Esta americana cortou a máscara para poder 'respirar melhor', sendo que o objetivo é de cobrir boca e narizReprodução/Twitter

Esta americana virou meme no twitter após o atendente de uma loja filmá-la questionando o porquê de ter um rasgo na máscara. Segundo ela, o corte era para respirar melhor, já que a máscara atrapalha a respiração.

O uso da máscara na região da boa protege contra as gotículas de saliva que podem ser expelidas para terceiros, por isso ela não pode ser cortada.

2. Maquiagem na máscara

Tem mulheres que gostam muito de se maquiar e usar a máscara acaba sendo um empecilho para demonstrar a make. Mas esta blogueira achou uma forma inusitada de manter a beleza mesmo se protegendo. O problema é que a maquiagem e o toque das mãos na máscara contaminam a mesma e impedem que ela tenha o objetivo de proteção alcançado.

3. Indiana Jones também não soube ajeitar a máscara

Harisson Ford, ator norte-americano conhecido pelos papéis de Han Solo em Star Wars e Indiana Jones na clássica série de filmes, também não soube usar a máscara e foi flagrado protegendo apenas o nariz.

4.  Até o Batman pode errar

O ator famoso por incorporar o Batman, foi flagrado utilizando a máscara errado apenas para fumarReprodução/Twitter

Ben Affleck, ator que fez os últimos filmes do super-herói Batman, seguiu os passos de Harisson Ford e também foi flagrado utilizando a máscara errado. Desta vez, para fumar o ator só protegeu o nariz.

5. No queixo também é errado

Este carioca relatou em uma thread todos os erros que viu durante a pandemia no transporte público no Rio de Janeiro. Na foto, a senhora ao invés de utilizar a máscara protegendo o nariz e boca, colocou no queixo, o que não faz nenhuma diferença.

6. Aglomeração e máscara

Além de utilizar a máscara pendurada em uma orelha ou no queixo, muitas pessoas ainda se aglomeram em bares ou lojas de bairro. A foto acima é da cidade do Rio de Janeiro, que segue as recomendações de isolamento social e tem até um plano de volta à normalidade.

7. Divas também erram

A diva da música pop Beyoncé foi flagrada utilizando uma máscara N95 de ponta cabeça. A fita apontada na imagem precisa ser colocada no nariz e ajustada para que o ar não saia. Essa é a prova de que até as divas podem errar na hora de se proteger.

8. Bojo de sutiã como máscara?

Na onda de fazer máscaras caseiras, muitas pessoas se inspiraram e fizeram máscaras com tecidos diferentes e até parte de sutiãs. Apesar de virar meme, não é o modelo mais recomendo para se proteger contra o novo coronavírus.

9. Compilado dos errados

Apesar de parecer fácil, muitas pessoas continuam usando a máscara de maneira errada. Este vídeo acima viralizou mostrando as formas mais convencionais de não se proteger com a máscara.

10. Siga as dicas do melhor amigo do homem!

Este golden retriever ensina como utilizar a máscara certinho e o que deve evitar fazer. Lembrando que ao sair de casa, é necessário estar de máscara o tempo todo sem mexer no tecido, retirando pelos elásticos.

Você pode gostar
Comentários