Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, parabenizou o Uruguai em nota - AFP
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, parabenizou o Uruguai em notaAFP
Por AFP
Washington - O governo americano afirmou, nesta terça-feira, que o Uruguai é um "exemplo" na América Latina de gestão da pandemia do coronavírus, ao parabenizar o país sul-americano pelo 195º aniversário de sua independência.
"Nossos países e o mundo têm enfrentado neste ano um desafio extraordinário com a covid-19, e o Uruguai mostrou uma grande liderança na gestão da pandemia, servindo de exemplo na região", disse o secretário de Estado americana, Mike Pompeo, em nota.
Publicidade
"Agradecemos pela liderança e pela cooperação do governo do Uruguai para ajudar a repatriar os cidadãos dos EUA durante a crise pandêmica", acrescentou.
O Uruguai tem sido elogiado por organizações internacionais por sua gestão da crise de saúde, que lhe permitiu a abertura de várias atividades, inclusive as aulas presenciais, os espetáculos teatrais e algumas competições esportivas.
Publicidade
O país de 3,4 milhões de habitantes, que mantém suas fronteiras fechadas desde março, quando detectou seus primeiros casos de coronavírus, registrava até esta terça-feira 1.533 casos da doença e 42 mortes.
Pompeo enviou sua mensagem no Dia da Independência do Uruguai celebrado todo 25 de agosto, comemorando a declaração de 1825.
Publicidade
"Estendemos nossos melhores votos de saúde e prosperidade ao povo uruguaio nos próximos anos", disse o secretário de Estado.
"Uruguai e Estados Unidos desfrutam de uma relação sólida com base em um compromisso compartilhado de fortalecer as instituições democráticas e promover a paz e a prosperidade econômica na região e em todo mundo", acrescentou.