OMS discute com Pfizer e Moderna acesso de países pobres às vacinas contra a covid-19 - Divulgação
OMS discute com Pfizer e Moderna acesso de países pobres às vacinas contra a covid-19Divulgação
Por AFP
A Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu um mecanismo para distribuir rapidamente vacinas contra a covid-19 aos países pobres, anunciou nesta terça-feira (15) que mantém discussões sobre o assunto com Pfizer e Moderna.
O mecanismo Covax (Acesso Mundial às Vacinas contra a covid-19) faz parte do dispositivo internacional criado pela OMS para acelerar um acesso justo às ferramentas de combate à doença.
Publicidade
A OMS, que trabalha com a Aliança para as Vacinas (Gavi), tem como objetivo fornecer cerca de 2 bilhões de doses até o final de 2021.
No momento, já garantiu cerca de centenas de milhões de doses das vacinas candidatas desenvolvidas por AstraZeneca, Novavax e Sanofi-GSK, que ainda não foram autorizadas pelas autoridades nacionais.
Publicidade
"Também estamos conversando com Pfizer e Moderna para saber se esses produtos podem fazer parte da fase inicial de lançamento de vacinas", declarou o assessor principal do chefe da OMS, Bruce Aylward, durante uma coletiva de imprensa em Genebra.
No entanto, "também devemos nos assegurar que tenham preços adequados para as populações e países que tentamos ajudar", destacou.
Publicidade
A vacina desenvolvida pelos laboratórios americano Pfizer e alemão BioNTech é a primeira que recebeu a aprovação das autoridades reguladoras em vários países. As campanhas de vacinação já começaram no Reino Unido e Estados Unidos.
A vacina da Moderna deve receber em breve as autorizações.

Luz no fim do túnel
Publicidade
Em Genebra, Aylward celebrou os comentários do chefe da Pfizer, Albert Bourla, que se comprometeu publicamente a reduzir o preço da vacina nos países de renda baixa.
"Declarou que 'estamos comprometidos em garantir que nossos produtos sejam usados em todo o mundo e reconhecemos que é preciso fixar os preços em um nível justo para que funcione'", declarou Aylward.
Publicidade
O responsável da OMS indicou também que o mecanismo Covax deseja propor um programa diversificado de vacinas e avaliar "qualquer produto que tenha demonstrado sua eficácia, segurança e qualidade".
As vacinas desenvolvidas pela China e Rússia podem ser igualmente avaliadas e usadas pela OMS "se corresponderem às normas de eficácia e segurança", apontou.
Publicidade
Quase um ano depois de aparecerem os primeiros casos de covid-19 na China, Aylward estimou que com a chegada das vacinas "há uma luz no fim do túnel", mas reiterou que o túnel é "longo".
A pandemia já deixou mais de 1,6 milhão de mortos em todo o mundo.