Presidente da Rússia, Vladimir Putin - AFP
Presidente da Rússia, Vladimir PutinAFP
Por AFP
Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira que seu oponente número um, Alexei Navalni, não foi envenenado por seus serviços especiais porque, do contrário, estaria morto.
"O paciente da clínica de Berlim tem o apoio dos serviços especiais americanos. E, por isso, deve ser vigiado pelos serviços especiais. Mas isso não significa que ele tivesse de envenená-lo", disse.
Publicidade
"Se quiséssemos isso, então o trabalho teria sido terminado (Navalny estaria morto)", afirmou em sua entrevista coletiva anual.
Putin se nega a pronunciar o nome de seu crítico.
Publicidade
O presidente russo rejeitou uma recente investigação divulgada por vários meios de comunicação, entre eles o site Bellingcat, a rede CNN e Der Spiegel, a qual atribui a responsabilidade do envenenamento ao FSB, os serviços secretos russos, herdeiros da KGB.
"Isso não é uma investigação, mas a legitimação de conteúdos (elaborados) pelos serviços especiais americanos", afirmou.
Publicidade
De acordo com a investigação, baseada na análise de dados por telefone e de vazamento de informação on-line na Rússia, agentes do FSB, especializados em armas químicas, seguiram o opositor desde 2017.
Estiveram presentes em 20 de agosto em Tomsk, cidade siberiana onde aconteceu o envenenamento, segundo esta longa investigação.
Publicidade
A matéria não estabelece, porém, qualquer contato direto entre esses agentes e Navalny, nem qualquer prova de que se tenha passado para a ação, ou de alguma ordem dada nesse sentido.