A
AFP
Pequim - Um hotel desabou nesta segunda-feira, 12, na cidade turística de Suzhou, no leste da China, deixando pelo menos uma pessoa morta e 10 desaparecidas, informaram as autoridades.

"As operações de resgate continuam e uma investigação está em andamento para determinar as causas da tragédia", que ocorreu às 15h33 (04h33 no horário de Brasília), disse a prefeitura na rede social Weibo.

Sete sobreviventes foram resgatados dos escombros do hotel Siji Kaiyuan, mas três estão em estado preocupante, disse a mesma fonte.

O hotel foi inaugurado em 2018 e tinha 54 quartos, um salão para banquetes e salas de conferências, de acordo com uma descrição no site de viagens Ctrip.

As imagens divulgadas pelo canal oficial CCTV mostram dezenas de socorristas trabalhando no local do desastre próximos a uma montanha de destroços.

Outras fotos mostram pedaços de vidro espalhados no chão e tubos do que parecem ser partes do edifício ainda de pé.

O Ministério de Emergências chinês divulgou um vídeo mostrando equipes de resgate tentando tirar um homem com ferimentos na perna dos escombros com a ajuda de uma maca. O pessoal médico aguardava o ferido, que parecia consciente.

500 bombeiros
Mais de 500 bombeiros se deslocaram até o local do desastre para realizar as operações de resgate.

Suzhou possui um rico patrimônio histórico e arquitetônico que atrai muitos turistas. A cidade, de cerca de 12 milhões de habitantes, está localizada a 80 km ao oeste de Xangai.

Desabamentos e acidentes em edifícios na China são comuns, muitas vezes devido ao desrespeito das normas de segurança, às vezes como resultado da corrupção.

Em março de 2020, um hotel transformado em centro de quarentena para a epidemia de covid-19 desabou na cidade costeira de Quanzhou (leste), matando 29 pessoas.

As autoridades descobriram durante a investigação que três andares foram adicionados ilegalmente ao prédio, que originalmente tinha quatro.

Em 2016, ao menos 20 pessoas morreram no desabamento de vários prédios de fábricas que abrigavam trabalhadores na cidade de Wenzhou (leste).

Mais recentemente, em maio deste ano, o SEG Plaza, um dos arranha-céus mais icônicos da metrópole de Shenzhen (sul), balançou, causando cenas de pânico e levando à evacuação do prédio.