Rumeysa Gelgi tem mais de 2m de alturaReprodução

Ancara - Uma mulher turca, de 24 anos, foi anunciada como a mais alta do mundo pelo Guinness World Records, nesta quarta-feira (13). Rumeysa Gelgi tem 2,15 metros de altura. Em 2014, ela foi considerada a adolescente mais alta do mundo e precisou ser reavaliada para receber o novo título este ano.

Sua altura se deve a uma condição de saúde chamada síndrome de Weaver, responsável por causar um crescimento acelerado e outras normalidades. Por uma questão de mobilidade, Gelgi precisa usar apoio e cadeira de rodas para andar distâncias relativamente longas. 
Em depoimento ao Guinness, ela disse que deseja usar sua fama para conscientizar as pessoas sobre condições raras como a sua.

"Cada desvantagem pode ser transformada em uma vantagem para você, então aceite-se como você é, esteja ciente do seu potencial e dê o seu melhor", disse Gelgi ao Guinness.

O título de homem mais alto do mundo pertence a Sultan Kösen, que também é da Turquia e tem 2,51 metros de altura. De acordo com o Guinness, essa é uma coincidência rara e aconteceu pela última vez em 2009, com dois recordistas da China.