Príncipe CharlesAFP

Londres - O príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, comparecerá à cerimônia de posse da primeira presidente de Barbados no final de novembro, um momento simbólico para a ilha caribenha, que se liberta de sua dependência da coroa britânica.
"Sua Alteza Real visitará Barbados para marcar a transição de Barbados a uma República dentro da Commonwealth", disse seu escritório nesta sexta-feira, 5, em um comunicado.
Barbados, micro-Estado caribenho independente desde 1966, celebrou em meados de outubro as primeiras eleições presidenciais de sua história, 13 meses depois de anunciar sua separação da Commonwaelth, o que significa se afastar da Coroa britânica.
Sandra Mason, de 72 anos, foi eleita por sufrágio universal indireto e fará seu juramento em 30 de novembro como presidente.
Até o momento, ela era governadora geral da ilha, ou seja, a representante oficial da rainha da Inglaterra.
Sendo assim, Elizabeth II perderá sua soberania sobre Barbados, um dos últimos reinos da Commonwealth, que reúne ex-colônias britânicas.
"A primeira-ministra de Barbados, a Honorável Mia Amor Mottley, convidou o príncipe (Charles), como futura chefe da Commonwealth, a ser o convidado de honra nos atos de celebração da república", diz o comunicado de Clarence House.