Processo para aprovar o uso emergencial do imunizante começou em novembro pela Agência Turca de MedicamentosAFP

Istambul - A vacina anticovid-19 Turkovac recebeu autorização para seu uso "de emergência" na Turquia - informou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, nesta quarta-feira, 22.
"Nossa vacina nacional contra a covid-19 Turkovac foi aprovada para uso emergencial a partir de hoje", declarou o ministro Koca, acrescentando que a vacinação começará no final da próxima semana.
O processo para aprovar o uso emergencial deste imunizante feito de um vírus inativado foi iniciado em novembro pela Agência Turca de Medicamentos, subordinada ao Ministério da Saúde, completou.
Os testes de fase 3 começaram em junho e contaram com 40.800 participantes na Turquia.
O presidente Recep Tayyip Erdogan comemorou o anúncio e disse que quer "compartilhar" a vacina com outros países.
Em uma cúpula que reuniu dezenas de líderes africanos em Istambul, no sábado, 18, o presidente turco prometeu enviar 15 milhões de doses para a África.
Em entrevista à agência pública de notícias Anadolu no domingo, 19, o médico Ates Kara, membro do Conselho Científico da Turquia, afirmou que a vacina foi "muito eficaz", mas não divulgou dados.
De acordo com os registros do Ministério turco da Saúde, 82,6% da população adulta recebeu pelo menos duas doses da vacina. Mais de 80.000 pessoas morreram de covid-19 na Turquia, conforme balanço da AFP.