Túmulo do Papa emérito Bento XVI foi aberto à visitaçãoAFP

O Vaticano reabriu neste domingo, 8, as criptas da Basílica de São Pedro, onde está sepultado o Papa emérito Bento XVI , para visitação do público. Morto no dia 31 de dezembro, aos 95 anos de idade, Joseph Ratzinger está enterrado no mesmo túmulo que antes pertencia a São João Paulo II, cujo corpo foi levado para o altar de uma das capelas da basílica após sua beatificação, em 2011.
"É um dos papas mais importantes da história, é o meu papa, então era importante vir aqui", disse Bernard, que viajou de Varsóvia, na Polônia, para rezar diante do túmulo de Bento XVI. "Estamos aqui porque precisávamos sentir sua proximidade.
Bento nos dá esperança", reforçou Stefania, que chegou de Portogruaro, nos arredores de Veneza, com sua família.
As criptas vaticanas foram reabertas às 9h (horário local), e os fiéis se colocam em fila para orar em frente à tumba de Ratzinger. A visitação ao local é gratuita.

Sepultamento
O papa emérito Bento XVI foi sepultado na última quinta-feira, 5 , após três dias de velório aberto ao público. Sob a Praça São Pedro lotado, o papa Francisco celebrou o funeral do pontífice, morto no último dia 31 de dezembro, aos 95 anos.
Segundo a Gendarmaria do Vaticano, a cerimônia reuniu cerca de 50 mil fiéis e dezenas de autoridades políticas e religiosas, como o presidente da Itália, Sergio Mattarella, a premiê Giorgia Meloni e representantes das igrejas católicas orientais, do islã e do judaísmo.