Objetivo de fortalecer seus laços de segurança e defesa diante do crescente poder da ChinaReprodução
Japão e Índia iniciam seus primeiros exercícios militares conjuntos
Manobras terão a duração de 11 dias na base de Hyakuri, ao nordeste de Tóquio
O Japão e a Índia lançaram seus primeiros exercícios militares aéreos perto de Tóquio nesta segunda-feira, 16, com o objetivo de fortalecer seus laços de segurança e defesa diante do crescente poder da China.
Essas manobras terão a duração de 11 dias na base de Hyakuri, ao nordeste de Tóquio, e contarão com a participação de oito aviões de combate F-2 e F-15 das forças japonesas e 150 militares da Força Aérea Indiana, disse o Ministério da Defesa do Japão.
Os ministros das Relações Exteriores dos dois países decidiram realizar esses exercícios em uma reunião em Nova Delhi em novembro de 2019, mas sua execução foi adiada devido à pandemia de covid-19.
Japão e Índia formam, junto com Estados Unidos e Austrália, uma aliança conhecida como "Quad", fundada em 2007 e relançada em 2017, composta por um grupo de países preocupados com a crescente influência econômica e militar da China.
O Japão organizou vários exercícios militares com seus aliados nos últimos meses e está reformando sua política de defesa para neutralizar o poder da China.
Em dezembro, Tóquio aprovou uma "nova estratégia de segurança nacional" que planeja aumentar os gastos anuais com defesa de 1% do PIB para 2% até 2027.