Declaração de Yellen foi dada antes de uma reunião com o vice-primeiro-ministro chinêsSaul Loeb/AFP

A secretária do Tesouro americana, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira, 18, que os Estados Unidos e a China têm de ter uma comunicação estreita acerca da economia. A declaração foi dada antes de uma reunião com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, em Zurique, na Suíça.
"Diante de um cenário econômico global difícil, há uma necessidade urgente de as duas maiores economias do mundo se comunicarem estreitamente", afirmou Yellen no início de sua primeira reunião pessoal com Liu He.
Referindo-se ao encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, em Bali, em novembro, Yellen enfatizou a responsabilidade dos EUA e da China de mostrarem que podem "administrar suas diferenças".
Já Liu He, que também mencionou o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e da China à margem da cúpula do G20 em Bali, disse que quer garantir uma "comunicação séria" entre as duas grandes potências. Nos últimos três anos, a rivalidade entre as duas maiores economias do mundo se intensificou.
Com o objetivo de fortalecer os laços econômicos, Yellen fez escala em Zurique, antes de embarcar em uma viagem com passagem por Senegal, Zâmbia e África do Sul, durante um momento em que a China aumenta sua influência no continente africano. O secretário de Estado americano, Antony Blinken, planeja uma viagem à China de 5 a 6 de fevereiro.