Alto Comissário pediu 'pleno respeito aos direitos humanos e às obrigações do direito humanitário para que a ajuda chegue a todo mundo'ILYAS AKENGIN / AFP

O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos exigiu nesta sexta-feira, 10, "um cessar-fogo imediato" na Síria para facilitar a prestação de ajuda às vítimas do terremoto que devastou parte do país no início da semana.
Volker Türk "pede um cessar-fogo imediato na Síria e pleno respeito aos direitos humanos e às obrigações do direito humanitário para que a ajuda chegue a todo mundo", disse o alto comissário em um tuíte.
"Neste período terrível na #Turquia e na #Síria, pedimos a entrega urgente de assistência a todos que precisam", insistiu o tuíte.
A guerra civil na Síria, iniciada em 2011, complica o acesso à ajuda humanitária, principalmente nas áreas controladas pelos rebeldes no noroeste do país.
Neste momento, a maior parte da ajuda destinada a esta área provém da Turquia e deve passar por Bab al Hawa, único ponto de passagem autorizado entre a Síria e a Turquia. Os danos causados pelo terremoto nas estradas turcas complicam o abastecimento.
A ONU pediu repetidamente ao regime de Bashar al-Assad que abrisse outros pontos de passagem para acelerar os esforços de resgate e assistência às milhões de pessoas afetadas pelos terremotos, muitas das quais já viviam em condições muito precárias antes da tragédia.