China alega que balões dos EUA também invadiram o espaço aéreo do paísReprodução

China alegou que os Estados Unidos lançaram balões de alta altitude para seu espaço aéreo mais de dez vezes desde o início de 2022. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 13, que os balões dos EUA voavam regularmente pelo espaço aéreo de outros países sem permissão.
É a primeira vez que a China faz tal acusação desde que um suposto balão de vigilância chinês foi avistado sobre os EUA no início deste mês e depois abatido na costa da Carolina do Sul. "A primeira coisa que os Estados Unidos precisam fazer é mudar seus hábitos e refletir sobre si mesmos, e não difamar e incitar o confronto", disse Wang.
O porta-voz não forneceu detalhes sobre como a China respondeu aos supostos voos de balão dos EUA na época, além de dizer que a China lidou com o assunto de forma responsável e profissional. Ele disse que os EUA agiram ilegalmente, sem detalhar quais leis os balões podem ter desrespeitado e de que maneira.
O Pentágono e o Departamento de Estado não responderam aos pedidos de comentários feitos pela reportagem. Nos últimos dias, os EUA derrubaram objetos não identificados no Alasca e sobre o Lago Huron, além de outro sobre o território canadense de Yukon. Questionado sobre esses objetos, Wang se recusou a dizer se algum deles era da China. Fonte: Dow Jones Newswires.