Quatro astronautas da missão SpaceX Dragon Crew-6 entraram na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira (3), de acordo com uma transmissão ao vivo da Nasa.
A nave SpaceX Dragon Endeavour chegou à estação orbital às 6h40 GMT (3h40 de Brasília), informou a agência espacial americana em um comunicado. A tripulação - integrada pelos americanos Stephen Bowen e Warren Hoburg, o russo Andrei Fediayev e Sultan Al Neyadi, dos Emirados Árabes Unidos - entrou na ISS duas horas depois.
All aboard the orbiting laboratory! The four members of our @SpaceX#Crew6 mission have entered the @space_station and were greeted at their welcoming ceremony. Next: a safety briefing and orientation, then the new arrivals are off to catch some sleep. pic.twitter.com/wegjRG0qjs
A Crew-6 substituirá os quatro membros da Crew-5 (dois americanos, um russo e um japonês), que chegaram à ISS em outubro de 2022 e retornarão à Terra em sua própria nave SpaceX. Eles foram responsáveis por seis meses de experimentos científicos e pela manutenção da estação, tripulada há mais de 22 anos.
Sultan Al Neyadi, de 41 anos, é o quarto astronauta de um país árabe na história e o primeiro de sua nação a passar seis meses no espaço.
Fediayev é o segundo russo a viajar até a ISS em uma nave da SpaceX, embora astronautas americanos utilizem com frequência naves russas Soyuz. A ISS é um dos últimos campos de cooperação entre Rússia e Estados Unidos.