Explosão aconteceu no distrito de Emohua, em Rivers, no Sul da NigériaReprodução / Mídias Sociais
Explosão de oleoduto deixa ao menos 12 mortos na Nigéria
Polícia afirma que vítimas roubavam petróleo quando ocorreu um incêndio na instalação
Pelo menos 12 pessoas morreram nesta sexta-feira (3), após uma explosão em um oleoduto no sul da Nigéria — informou a polícia.
A polícia do estado de Rivers afirma que a explosão, no distrito de Emohua, foi causada por pessoas que roubavam petróleo do oleoduto.
"As vítimas estavam retirando petróleo bruto quando ocorreu um incêndio na instalação. Estima-se que pelo menos 12 pessoas morreram queimadas. No momento, não se sabe a identidade das vítimas", disse a porta-voz da polícia estadual Grace Iringe-Koko, em um comunicado.
O roubo de petróleo é uma prática comum na região, contra a qual alertou a porta-voz da polícia, pela periculosidade e por afetar a produção e a receita derivada do petróleo bruto.
A ONG Youths and Environmental AdvocCentre (YEAC) disse que o incidente ocorreu durante a madrugada, e que “a explosão e o incêndio (...) deixaram dezenas de mortos, incluindo mulheres”.
Incêndios em oleodutos são frequentes na Nigéria, maior produtor da África, e são causados, principalmente, por roubos e sabotagem. Nos últimos anos, centenas de pessoas morreram em Lagos e no sul do país, rico em petróleo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.