Caça russo se aproxima de drone norte-americano que foi derrubado no Mar Negro Reprodução/Força Aérea dos Estados Unidos

Nova York - A Força Aérea dos Estados Unidos divulgou, nesta quinta-feira (16), um vídeo que mostra o momento em que um caça russo de aproxima de um drone norte-americano instantes antes dele cair no Mar Negro. As imagens mostram duas ações de caças russos do modelo Sukhoi Su-27. Na primeira delas a aeronave tripulada se aproxima do drone, despeja combustível sobre ele mas não parece haver um choque.
 
Já no segundo momento, após realizar uma manobra vindo de baixo para cima, o caça da Rússi novamente despeja combustível sobre o veículo não tripulado mas, desta vez, parece haver o choque, o que faz as imagens da câmera desaparecerem. Foi depois da segunda ação que o drone caiu.
Ainda de acordo com os americanos, outros caças russos despejaram combustível sobre a aeronave do modelo MQ-9. O caso foi registrado na última segunda-feira (14) e o drone militar norte-americano ainda não foi retiradao do mar. 

A Rússia, entretanto, disse que tentará recuperar os destroços do veículo militar dos Estados Unidos. Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança russo, disse que apesar de questionar a possibilidade de recuperá-lo, essa ação deve ser realizada. "E certamente trabalharemos nisso. Espero, claro, com sucesso", ressaltou em entrevista ao canal TV Rossiya-1.

“Quanto ao drone, os americanos continuam dizendo que não estão participando de operações militares. Esta é a última confirmação de que eles estão participando diretamente dessas atividades na guerra”, disse Nikolai.