As origens do monumento e suas ligações com a presença nazista na Suíça são desconhecidas Reprodução/BBC

Escritos gravados em uma grande lápide de granito no cemitério de Chur, na Suíça, têm causado uma grande polêmica no país. Uma reportagem publicada pela BBC mostra o trabalho de um jornalista suíço que recentemente descobriu um monumento que pesa 13 toneladas construído como propaganda nazista em memória aos soldados alemães mortos na guerra.
A lápide de granito está abandonada e toda coberta por musgo, além de ter suas gravuras desgastadas, porém é possível identificar o que está entalhado.
Em entrevista à BBC, o historiador suíço Martin Bucher afirmou que ''à medida que os nazistas aumentavam o poderio na Alemanha, também foi feito um trabalho de propaganda política que envolvia adoração ao mortos na guerra''.
À primeira vista, parece um memorial de guerra, com letras fracas que dizem: "1914 - 1918: Hier ruhen deutsche Soldaten", ou "1914 - 1918: Aqui jazem soldados alemães".
O monumento de Chur foi construído em 1938, o que seria apenas 20 anos depois que esses homens morreram. Isso mostra que não foi feito para lamentar por esses soldados mortos, mas por razões de propaganda, para o regime nazista.
"O Partido Nacional-Socialista, a Frente Trabalhista Alemã, a Juventude Hitlerista... Eles estavam todos aqui, mas apenas para os alemães, não para o povo suíço", contou.
Contexto histórico
A Comissão de Túmulos de Guerra da Alemanha apresentou planos ambiciosos para construir um vasto mausoléu na cidade de St Gallen. À época, o projeto foi rejeitado pelas autoridades suíça. Em Chur foi aprovado e construído com a fonte de texto Fraktur, estilo bastante usado pela Alemanha nazista dos anos 1930.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães residentes na Suíça mantiveram-se ativos no Partido Nazista e demonstraram apoio ao regime nazista. Enquanto os suíços, que buscavam se manter distantes do conflito como de costume, fizeram concessões ao governo de Berlim, aceitando ouro nazista e recusando refugiados judeus.
Somente após o fim da guerra, a Suíça neutra assumiu um lado. "Houve um grande expurgo. O governo tentou punir os nazistas suíços e aconteceram julgamentos."