Dalai Lama recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989AFP
"Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, assim como a seus muitos amigos ao redor do mundo, por qualquer dor que suas palavras possam ter causado", disse sua conta oficial no Twitter em um comunicado.
"Sua Santidade costuma brincar com pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta esse incidente", acrescentou a mensagem.
Em um vídeo que se tornou viral, o Dalai Lama, de 87 anos, pergunta ao menino "você pode chupar minha língua?" e então ele mostra a língua, desencadeando a hilaridade dos presentes.
Dalai Lama dando um beijo na boca do menino quando ele se inclinou para prestar homenagem ao líder espiritual.
— Paulo Lei (@PauloAlei) April 9, 2023
O monge budista é visto colocando a língua para fora enquanto pedia à criança para chupá-la. "Você pode chupar minha língua", ele é ouvido perguntando ao menor no vídeo. pic.twitter.com/zX7ICXXwcM
O vídeo foi gravado em 28 de fevereiro, durante uma audiência com o Dalai Lama em McLeod Ganj, subúrbio de Dharamsala, no norte da Índia, onde o líder espiritual vive exilado desde o fracasso da revolta tibetana de 1951 contra o domínio chinês.
Alguns internautas chamaram sua atitude de "nojenta" e "absolutamente doentia".
Já em 2019, o Dalai Lama teve de se desculpar por ter dito que, se uma mulher fosse suceder-lhe, teria de ser "atraente". Os comentários, em entrevista à BBC, causaram polêmica.
O Dalai Lama é o representante do movimento pela autonomia do Tibete. A presença internacional, de que ele desfrutava quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989, diminuiu — em parte, por causa de sua idade, mas também devido à crescente influência econômica e política da China.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.