Jack Teixeira liderava o Thug Shaker, um grupo virtual que reúne cerca jovens que falavam sobre armas e memes racistasAFP

Dighton - O Pentágono informou na tarde desta quinta-feira, 13, que o FBI prendeu um jovem de 21 anos acusado de vazar documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos. A prisão aconteceu em Dighton, no estado de Massachusetts.
Segundo o FBI, o suspeito identificado como Jack Teixeira liderava o Thug Shaker, um grupo virtual que reúne cerca jovens que falavam sobre armas e memes racistas. O governo norte-americano informou que Teixeira faz parte da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts.
As investigações apontam que o jovem participa de grupos extremistas na internet. O jornal 'The New York Times', informa que ele vazou centenas de páginas secretas para um grupo de 30 pessoas. O suspeito deve ser ouvido ainda nesta semana pelas autoridades.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse não estar preocupado com os vazamentos. O governo americano afirmou que houve adulterações nos documentos.
Entre as centenas de ofícios, estão os relatórios da Casa Branca sobre a guerra na Ucrânia. Há informações sobre defesa aéreas dos países, baixas de tropas e detalhes sobre o apoio de outros países à Ucrânia.
Em um dos ofícios, o governo dos Estados Unidos minimizou o plano do Brasil para pôr fim ao conflito. Para a Casa Branca, a Rússia cogitou entrar no acordo para tirar proveito.